Os melhores momentos da VII edição, no Fliaraxá Virtual

4 de agosto de 2018

A oitava edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, que aconteceu de 27 de junho a 1 de julho de 2018, no município mineiro, está registrada no canal do Festival no Youtube e pronta para ser assistida online, na página “Fliaraxá Virtual” – http://bit.ly/2LAwPmQ .

No canal estão dez dos principais debates que ocorreram no evento, sob a mediação do curador e idealizador do Festival, Afonso Borges, e que tiveram transmissão ao vivo pelo Facebook do Fliaraxá. São eles: Monja Coen, falando sobre o tema de seu livro: “O Inferno Somos Nós: do Ódio à Cultura de Paz”;  Heloisa Starling, Eugênio Bucci, Sérgio Abranches, com o tema “Ser Republicano no Brasil Colônia: a História de uma Tradição Esquecida”; Gonçalo Tavares e Luiz Ruffato, falando sobre “Chora na Própria Terra Peregrino”; José Miguel Wisnik e Wander Melo Miranda, com o tema “Um Sertão Chamado Brasil: João Guimarães Rosa e Graciliano Ramos”; Ana Maria Machado e Juan Pablo Villalobos, sobre o tema “Entre o Romance e a História”; Marcelo Rubens Paiva, Luiz Ruffato e Eliane Brum, falando sobre “O Que Nos Mantém no Brasil? O Que Nos Expulsa do Brasil? E a Literatura? O Que a Literatura Tem a Ver com Isso?; Família Klink – com histórias de viagem de Amyr Klink,  Marina Wolff Bandeira Klink, Laura Wolff Bandeira Klink; Marina Helena Bandeira Klink; Tamara Wolff Bandeira Klink; Ana Maria Machado e Marina Colasanti, autoras homenageadas do evento;  e a youtuber Jout Jout, que falou sobre seu canal  e na web e seu livro “Tá Todo Mundo Mal – o Livro das Crises”.

No “Fliaraxá Virtual” também estão disponíveis: o registro do encontro do público com o repórter de guerras e escritor francês Philippe Lobjois, autor do livro “Diário de Myriam”, que falou sobre o tema “A Guerra e a Questão dos Refugiados”. E também pode ser vista a conversa do escritor Valter Hugo Mãe sobre a sua carreira e processo de criação literária e sobre suas impressões da literatura brasileira, sob a mediação do professor Rafael Nolly.

Também está disponível a leitura que o ator Cacá Carvalho fez do texto inédito “Pormenor de Ausência”, de Lívia Baião, que relata, de forma ficcional, os últimos anos de vida de João Guimarães Rosa. No canal também estão imagens da exposição “Imagens de Um Flâneur Brasileiro em Paris”, do fotógrafo Fernando Rabelo, instalada no pátio de entrada do Grande Hotel de Araxá, durante o evento.

Além disso, estão no canal o registro em vídeo das edições anteriores do Fliaraxá. No site www.fliaraxa.com.br e redes sociais estão a cobertura completa do evento. Neste link está a cobertura fotográfica: https://bit.ly/2KpW4ok

[fbcomments]