araxa-1956427_960_720

Festival Literário de Araxá

Realizado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural CBMM, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – chega à 6ª edição em 2017. Focado no tema: “Língua, Leitura e Utopia”, o Festival traz para o circuito mineiro de literatura vários autores de renome nacional e internacional, inclusive escritores da literatura lusófona, para discutir leitura, literatura e educação para crianças, jovens e adultos.

Consolidado como um dos principais festivais literários de Minas Gerais, o Fliaraxá já contou com as presenças de nomes como Zuenir Ventura, Luis Fernando Veríssimo, Maurício de Souza, Ziraldo, Fabrício Carpinejar, José Eduardo Agualusa, Mary Del Priore, Leila Ferreira, Marcel Souto Maior, Marina Colassanti, Adélia Prado, Ruy Castro entre muitos outros.

Para 2017, o Fliaraxá mantém o objetivo de contemplar uma programação que espelhe a vocação cultural e artística dos araxaenses, despertando em crianças e jovens o interesse pelos livros e o prazer pela leitura. O evento conta com oficinas, lançamento de livros, sessão de autógrafos, teatro, painéis, saraus, contação de histórias, música, exposição e a grande novidade: o “Diálogos em Espiral”, que pretende desconstruir o velho modelo de debates e mesas, onde o público interage com os autores com mais dinamismo.

O 6º Festival Literário de Araxá acontece de 15 a 19 de novembro de 2017.

Porquê Araxá

Toda Minas Gerais é feita de cultura, versada em literatura. Estado de Guimarães Rosa, Darcy Ribeiro, Adélia Prado, Rubem Fonseca, Fernando Sabino, Murilo Rubião, Otto Lara Resende e incontáveis memoráveis da nossa literatura. É terra também de Dirceu Ferreira, Leila Ferreira, Evandro Affonso Ferreira, Chico Alvim, Olavo Drummond, Maria de Lourdes Bittencourt, e por aí seguimos. Esses últimos nascidos na terra de Dona Beja ou no “lugar onde primeiro se avista o sol”.

A cidade, que oferece as melhores compotas artesanais, dá entrada para a Serra da Canastra e recebe turistas de todo o país para descansar e se refrescar em suas águas termais. É, ainda, o nascedouro de uma literatura que alcança jovens e adultos nos quatro cantos do mundo. Estamos falando de gente que cria versos, abraça palavras e toma para si a vocação artística, ampliando as formas de conhecimento cultural. Estamos falando de Araxá.

FOTO-2-e1408480573220

Foto: João Lima