29 de maio de 2018
Chegou a hora de se preparar para o Fliaraxá. Conheça mais sobre a cidade, dicas de locais para se hospedar e também mais curiosidades sobre os outros pontos turísticos interessantes por lá. Aqui você também confere uma lista de restaurantes recomendados.
Araxá fica a pouco mais de 360km da capital mineira, Belo Horizonte. A origem do nome é indígena e significa “o primeiro lugar onde se avista o sol”. A cidade é também conhecida por suas águas termais e lamas medicinais, sendo muito procurada para banhos terapêuticos no imponente Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, onde será realizado o Fliaraxá.
Se você vai de carro, a principal rodovia de acesso à cidade é a BR-262, que liga Vitória a Uberaba, passando por Belo Horizonte. Quem sai de Brasília pode seguir pela BR-050 até Uberlândia e depois Araxá. Se você vem do Rio de Janeiro siga até Belo Horizonte, completando a viagem pela BR-262. Mas se você mora em São Paulo, a melhor opção é pela via Anhanguera até Uberaba.
Araxá tem aeroporto mas atualmente não está em operação.
Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá – http://www.tauaresorts.com.br/araxa/
É um dos mais tradicionais da cidade. Tem 283 quartos, distribuídos em sete andares. Construído em estilo neo-clássico, tem ares de palácio. Foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1944. Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O estilo arquitetônico é o mesmo encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola, em países como Colômbia e Venezuela.
Hotel Cidade do Sol – http://www.hotelcidade.net/
Inaugurado em 2003, o Hotel Cidade do Sol é conhecido por seu clima acolhedor e familiar. Possui acomodações equipadas com ar condicionado, varandas privativas, elevador, internet banda larga com livre acesso e todos os serviços que você precisar com tarifas econômicas.
Fenix Hotel Araxá – http://fenixhoteis.com.br/room/araxa/
Em estilo mais contemporâneo, o Felix Hotel de Araxá fica a 6km do centro da cidade. Todos os quartos estão equipados com uma mesa de trabalho, internet, TV de tela plana e frigobar. Um buffet de café da manhã é servido todas as manhãs na sala de refeições, por um custo extra. Inclui uma variedade de frutas da estação, pães e frios, assim como uma seleção de bebidas quentes e frias. Você encontrará opções de almoço e jantar a 3 minutos de carro do local
Hotel Pousada Dona Beja – http://hoteldonabeja.com.br/
O hotel fica a dez minutos do 10 minutos do Complexo do Barreiro, onde será o Fliaraxá. Se situa próximo ao centro da cidade, onde se encontram o Museu Dona Beja, fábricas de doces e fábrica de sabonete de lama. Possui mais de 60 apartamentos e 11 chalés.
Para quem vai se hospedar no Centro de Araxá, o Complexo do Barreiro fica a 8km do centro da cidade. Saindo da Praça da Matriz de São Domingos, para chegar até lá você precisa seguir Avenida Imbiara, Avenida Geraldo Porfírio Botelho e rua Águas do Araxá. A linha de ônibus 17 faz o trajeto diariamente. O ponto fica na Avenida Imbiara. Confira também as opções de taxi:
Além do Complexo do Barreiro, considerado uma das melhores atrações turísticas de Araxá, a cidade tem quatro atrativos turísticos culturais que encantam quem gosta de tradição e cultura. Um dos destaques é a Fundação Cultural Calmon Barreto que mantém viva a memória de Araxá através de arquivo histórico e da promoção de eventos.
A instituição reúne o acervo único do mais famoso artista plástico araxaense, Calmon Barreto (1909 – 1994). Já o Memorial de Araxá guarda relíquias das famílias tradicionais araxaenses, revelando peculiaridades daqueles que ajudaram a fazer a história da cidade através de objetos originais.
Fundação Cultural Calmon Barreto
Museu Calmon Barreto
Centro de Referência da Cultura Negra
Memorial Araxá