Notícias

Museu dos Brinquedos integra programação infanto-juvenil do VII Fliaraxá

6 de junho de 2018

Sucesso com públicos de todas as idades, o Museu dos Brinquedos enriquece a programação infanto-juvenil do VII Fliaraxá com uma exposição itinerante de seu acervo e um espaço dedicado ao desenvolvimento de diversas atividades lúdicas de resgate de brincadeiras tradicionais. O VII Fliaraxá acontece dos dias 27 de junho a 1 de julho nas dependências do Tauá Grande Hotel de Araxá, em Minas Gerais. A entrada é gratuita.

Com um acervo que conta a evolução do brinquedos desde seu surgimento e a forma como eles refletem nossa sociedade, o Museu dos Brinquedos leva sua exposição histórica ao Grande Hotel de Araxá. Diferentes épocas, países e culturas são retratados, atraindo a curiosidade das crianças pelos brinquedos dos tempos de seus pais e avós, e o fascínio dos adultos, que ficam nostálgicos diante do reencontro saudoso com objetos que marcaram suas infâncias.

Além da Exposição, que se concentra nos brinquedos, a instituição preparou um espaço onde serão desenvolvidas atividades voltadas para o brincar, em suas diversas formas. O Canto dos Brinquedos se aproveita do ambiente do Hotel, especialmente convidativo para a imaginação, para resgatar o brincar genuíno. Brincadeiras com elementos simples como corda, elástico, balanço ou tecidos serão realizadas na grama ou numa sombra ao ar livre. Gincanas, brincadeiras coletivas e outras atividades promovem o interesse e a interacão entre crianças e adultos de quaisquer idades. Além disso, uma Oficina de construção de brinquedos será realizada, ensinando que a diversão só exige criatividade e que brinquedos não precisam ser caros e complexos e podem até mesmo ser feitos à mão

Autora homenageada do VII Fliaraxá, Ana Maria Machado tem um lugar especial na participação do Museu dos Brinquedos. Sob a confortável sombra de uma árvore, serão contadas historias selecionadas da escritora, numa Folia de livros e histórias ao pé da árvore.

Programação infanto-juvenil

Na programação do VII Fliaraxá, entre os autores infanto-juvenis, destaca-se a presença de um dos mais importante escritores do gênero no Brasil, o paulista Pedro Bandeira. Ao seu lado, Leo Cunha, Marcelo Xavier, Ilan Brenman, José Santos, Rodrigo Libânio Christo, Lucrécia Leite, Fernanda Oliveira (Fê Liz), Salatiel Silva e Tino Freitas. O Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em sua sexta edição: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público na área de educação, a continuidade do “Concurso de Redação Maria Amália Dumont”; integração entre a história dos patronos e autores homenageados com os alunos e as escolas e programação específica e forte dirigida às crianças e adolescentes para explicar o tema e o evento, nas atividades do “Pré-Fliaraxá”.

Sediado em Belo Horizonte, o Museu dos Brinquedos é uma iniciativa que contribui para a restituição do sentido da cultura da infância no mundo contemporâneo, experiência cujo valor constitui parte fundamental da história dos indivíduos e da sociedade. Através do resgate de brinquedos e brincadeiras, o projeto busca consolidar atitudes individuais e coletivas comprometidas com uma infância saudável e com o uso dos espaços comuns para a cultura do brincar.

Comentarios

comments