Notícias

Mexicano Juan Pablo Villalobos lança novo livro no Fliaraxá

16 de maio de 2018

Em uma parceria com o Sesc SP, o Fliaraxá traz ao Brasil o escritor mexicano Juan Pablo Villalobos para lançar o livro “Ninguém Precisa Acreditar em Mim”, da Companhia das Letras. No dia 28, o autor participa de bate-papo no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo e, no dia 29, irá para o Araxá, participar de várias atividades, além do lançamento do livro.

“Mas vocês não vão se livrar de mim tão fácil, não: Ninguém precisa acreditar em mim, meu novo romance, será publicado por essa editora em junho. Estarei no Brasil para fazer divulgação. Espero vocês no lançamento”. Foi assim que o escritor Juan Pablo Villalobos se despediu dos seis anos de escrita do blog que mantinha na Companhia das Letras. A boa nova é que o aguardada novidades será apresentada ao público no Fliaraxá.

Em Ninguém precisa acreditar em mim (2018) o autor mistura ficção a fragmentos da própria biografia. É a história de um jovem mexicano prestes a viajar para Barcelona para cursar um doutorado “sobre os limites do humor na literatura latino-americana do século XX”. Antes da viagem, porém, é surpreendido por uma reunião de negócios que deixará marcas irreversíveis.

Característica da obra de JP, o novo livro tem muito humor. Segundo o material de divulgação da Editora Companhia das Letras, o autor cria uma galeria de personagens excêntricos numa trama rocambolesca e absurda, que mescla paródia e nonsense.

Hoje radicado em Barcelona, onde de fato defendeu um doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona sobre autores latino-americanos pouco conhecidos, Villalobos alguns anos em Campinas.

Biografia

Juan Pablo Villalobos nasceu em 1973 em Guadalajara, México. Os livros Festa no covil (2010), Se vivêssemos em um lugar normal (2012) e Te vendo um cachorro (2015) formam a chamada trilogia mexicana. No voy a pedirle a nadie que me crea, lançado em 2016, foi publicado a partir do prêmio espanhol Herralde de Novela.

[fbcomments]