Notícias

Léo Cunha, curador da área Infanto-Juvenil, conta os desafios e expectativas para a sétima edição do Fliaraxá!

10 de maio de 2018

Léo Cunha escreveu mais de 60 livros. E entre a literatura infanto-juvenil, crônicas,  poesias, contos e poemas, já recebeu diversos prêmios como João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen, Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná.

Autor, professor, tradutor e compositor. Mais uma vez ele vai marcar presença no Fliaraxá. Desta vez, porém, como curador da área Infanto-Juvenil. É a estreia na posição depois de também ter participado da curadoria do 3º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. Quando recebeu o convite para Araxá, diz que se sentiu seduzido pelo tema escolhido para 2018: Leitura, Alma e Revolução.

“É um tema complexo e meio abstrato, mas será muito trabalhado com as crianças e jovens no concurso de redação. Esse imaginário já está próximo a elas”, diz. Léo Cunha já esteve na cidade do Triângulo Mineiro e visitou cada uma das escolas da região. O objetivo era conhecer mais sobre o que as crianças e adolescentes estão lendo. “Com isso, eu pude convidar autores que eles já estavam trabalhando em sala, driblando o desafio”, conta.

Antecipação

Mesmo não sendo novato por lá, ao encarar o desafio de pensar a programação infantil do evento com Afonso Borges em 2018, ainda teve que lidar com desafio da antecipação do Fliaraxá. A razão foi nobre. No ano passado o festival foi em novembro. Em 2018 será em junho porque é o mês em que se comemora o aniversário de João Guimarães Rosa, um dos patronos.

De acordo com Léo Cunha, a programação para os mais jovens estará concentrada quinta-feira, sexta-feira e sábado. Passarão pelo Fliaraxá, por exemplo, Pedro Bandeira, Paula Pimenta, Marcelo Xavier e Ricardo Ramos Filho. “A programação é dinâmica e festiva, teremos Sarau, contação de história, poesias… a arte dialoga com tudo!”, finaliza.

Para saber mais sobre área infanto-juvenil, fique de olho no nosso site! A programação completa com as datas será divulgada em breve.

[fbcomments]