Notícias

Fliaraxá traz “História e poesia” de Cândido Portinari

15 de junho de 2019

Filho do pintor, professor João Portinari, fará palestra no dia 21, às 11h

Considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o que alcançou maior projeção internacional, Cândido Portinari estará presente no VIII Fliaraxá 2019 por meio de uma palestra que o seu único filho, João Cândido Portinari, que está na programação do Festival, no dia 21 (sexta), às 11h.

Em 1979, após 13 anos de atividades de pesquisa, ensino e administração desenvolvidas em tempo integral no Departamento de Matemática da PUC-Rio, o professor João Portinari concebeu e implantou o “Projeto Portinari”, trabalho universitário de equipe multi-disciplinar que há 40 anos se empenha no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-62).

A palestra se desdobra sobre a vida e obra de Portinari, destacando sua intensa interação com os poetas e escritores e o trabalho do Projeto Portinari.

Guerra e Paz
A história dos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas, também será tema da exposição. Após obter da ONU a guarda dos originais  “Guerra” e “Paz” durante o período 2010-2015, o Projeto Portinari trouxe a obra prima do pintor para restauro e exposição no Brasil.

[fbcomments]

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0