Notícias

Fliaraxá terá oficina de Escrita Criativa

10 de junho de 2019

Você sabe o que é escrita criativa? É um termo usado para designar toda escrita literária, como poemas, contos, novelas, textos dramáticos, romances etc, e também a área do saber que transmite a prática dessas técnicas em forma de uma oficina, laboratório ou curso. E a programação local do Fliaraxá vai ter uma Oficina de escrita criativa no sábado, dia 22 de junho. Quem vai ministrar é o Dr. Renato Zupo e a equipe da startup literária Palavra Pronta.

O tema da oficina é “A Escrita na Internet”, na qual os ministrantes vão falar sobre as diferenças entre se comunicar pelo papel há 10 ou 20 anos e hoje, ao se comunicar pela redes sociais, sites e e-mails. “O objetivo é demonstrar de maneira prática como redigir para um blog, por exemplo” explica Maurílio Magalhães, da Palavra Pronta. Juntamente com Maurílio Magalhães, está Ariane Cintra, ela estará em uma das três partes da oficina e vai falar sobre comunicação. A eles se junta Renato Zupo, escritor, professor e juiz.

Murilo explica, ainda como será a dinâmica da oficina. “No final, vamos fazer uma atividade com os participantes pedindo para eles escreverem um texto sobre um assunto. Depois, sortearemos um dos textos e faremos as alterações ao vivo, demonstrando como aplicaríamos ele em um blog, para que ele tenha leitura atraente para o público online e para os mecanismo de busca do google”, completa.

Para que o Fliaraxá recebesse esta oficina a história, antes, foi longa. A experiência de Renato Zupo com empreendedorismo e escrita criativa surgiu com a startup Palavra Pronta. Trata-se de uma plataforma para vender textos digitais personalizados das mais diversas áreas do conhecimento humano, “é uma loja conceito digital de escrita criativa”, segundo Zupo. Renato é o idealizador do projeto, mas não participa da gestão.

O Fliaraxá e a escrita criativa

Renato Zupo comenta, também, sobre a importância de Oficina de escrita criativa dentro no Fliaraxá 2019. Para ele, é importante a presença desta atividade, pois “a literatura está em todos os meios de mídia, principalmente a digital”. Ele explica que essa afirmação está presente também no site Mondolivro de Afonso Borges, um dos curadores do festival. “O próprio Afonso tem referido que hoje a literatura não está mais circunscrita aos livros, e é verdade. Poder criar uma oficina literária para tratar de literatura digital é o prenúncio de uma nova era”, conclui.

VIII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

No feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, o Festival leva para Araxá programação gratuita de debates, lançamentos de livros, palestras, música e gastronomia. Entre os convidados estão Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Alice Ruiz, Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Edney Silvestre, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Marco Lucchesi, Pedro Bandeira, Clóvis de Barros Filho, Conceição Evaristo e o ator Thiago Lacerda, que fará leituras. O tema desta 8a edição do Fliaraxá é “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá onde mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura.

 

 

 

 

 

[fbcomments]