Notícias

Fernando Rabelo oferece visita guiada à exposição fotográfica

28 de junho de 2018

Quem chega ao Fliaraxá se depara com dois olhares diferentes para a arquitetura. A imagem Grande Hotel, que é impactante, e também enormes fotografias de cenas urbanas, prédios e pequenas passagens cotidianas de um ambiente que dialoga simbolicamente com o entorno. É a exposição “Imagens de um flâneur brasileiro em Paris”, do fotógrafo Fernando Rabelo.

 

Na abertura da mostra o próprio Fernando apresentou cada uma das imagens. Ao longo do percurso, visitantes e escritores convidados foram convidados a envolver com histórias de bastidores das imagens. Elas foram registradas em 2006, quando o fotógrafo viveu pela segunda vez na capital Francesa.

 

“Este é o verdadeiro flâneur de Walter Benjamin”, destaca Fernando diante da imagem de um homem caminhando solitariamente na margem do rio Sena. Em 1929 o autor de A obra de arte na era da reprodutabilidade técnica afirmou que o flâneur é criação de Paris, pois ali o passante encontra os mais variados elementos para os seus devaneios. Os textos de apresentação da exposição são assinados pelo escritor Alcione Araújo (1945-2012), e pelo fotógrafo Sebastião Salgado.

 

Mastigando retratos

 

Além da exposição Imagens de um flâneur brasileiro em Paris, Fernando Rabelo foi desafiado por Afonso Borges para uma temporada de retratos durante o Fliaraxá. Os autores convidados são fotografados por ele. Monja Coen foi a primeira e depois dela Gonçalo Tavares, Sérgio Abranches e outros.

 

 

 

Comentarios

comments