Notícias

Detentos da APAC de Araxá participam de oficina

19 de junho de 2018

 

Teve gente que viajou para Marte, outro foi para praia e teve quem passeou por mais perto, ou muito mais longe, tipo a lua. Tudo na imaginação! Criar experiências ficcionais foi um dos exercícios que o poeta Geraldo Neto propôs durante a oficina de escrita criativa e poética com os detentos da Apac de Araxá.

 

A ação, realizada na manhã desta terça, dia 19 de junho, faz parte do Pré-Fliaraxá. A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) é uma entidade civil dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Os participantes trabalharam com jogos de palavras e também escreveram cartas para o futuro.

 

Foram 70 participantes divididos em duas turmas. “O mais marcante para mim foi ver o interesse deles com a literatura, a alegria deles em poder trabalhar em grupo. A partir das técnicas de escrita criativa que aplicamos saíram as coisas mais lindas do mundo”, conta Geraldo Neto que ministrou a oficina em parceria com o também poeta Cássio Amaral. Foram produzidas poesias, relatos e vida e outros trabalhos que estarão expostos ao público durante o Fliaraxá. Segundo Geraldo, os participantes demonstraram muito interesse pela literatura e, inclusive, relataram que estão precisando de novos livros na biblioteca da APAC. Ou seja, quem puder doar, eis uma ótima destinação.

 

As atividades do Pré-Fliaraxá seguem até o dia 23 de junho, quando será realizado mais um Sarau no Parque do Cristo. Nesta quarta, dia 20, na Biblioteca Municipal, às 9h, tem a oficina “Ler para quê?”, e às 19h, também na Biblioteca, tem debate sobre as obras dos patronos do VII Fliaraxá. No dia 21, às 19h, no Teatro Municipal, lançamento do livro “Apagão, o Passo para a Superação”, com a presença da autora Idelma Borges.  Dia 22, as 14h ainda no Teatro Municipal será apresentada a peça “Todo Mundo Vai para o Fli”, com alunos da rede municipal de ensino. Nesta mesma data, acontece o Concerto de Leitura, às 19h30, na Biblioteca Municipal.

 

 

Valter Hugo Mãe recebe leitores depois de bate-papo em edição especial do Sempre um Papo no Pré-Fliaraxá

 

 

VALTER HUGO MÃE

 

Nesta segunda, dia 18, a população de Araxá recebeu Valter Hugo Mãe para uma edição especial do projeto Sempre um Papo. O autor conversou com a plateia presente no Teatro Municipal de Araxá e depois atendeu os leitores. A mediação do encontro foi feita pelo escritor e também curador do Fliaraxá, Rafael Nolli.

[fbcomments]