Notícias

Afonso Borges revela detalhes sobre o Fliaraxá

17 de maio de 2019

Foram 23 minutos de entrevista na Rádio Band News e, claro, Afonso Borges revelou todas as boas novas sobre a 8ª edição do Fliaraxá, marcada para o período de 19 a 23 de junho, no Tauá Grande Hotel de Araxá. “É a literatura brasileira que deve ser valorizada”, comentou durante a entrevista. O festival terá a participação de quase 100 autores.

Toda a programação do Fliaraxá tem entrada gratuita, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CBMM, apoio cultural do Itaú e parceria do Sesc SP.

Na longa conversa, Afonso Borges falou sobre convidados. São eles: o patrono Machado de Assis e também o homenageado, o português, Valter Hugo Mãe. Ressaltou também o compromisso que o Fliaraxá tem no incentivo à leitura. “Vamos realizar, uma semana antes, o pré-Fliaraxá com um conteúdo que faz com que os estudantes se conscientizem de todos os alertas que a literatura traz em seu bojo”, disse.

Encontro

Além das programações oficiais voltadas para os públicos adulto e infantil, o idealizador do Fliaraxá falou também sobre os eventos pensados para promover um encontro mais próximo com os autores. No caso, a Estação de Autógrafos e o Sempre um Papo. “Todos os autores vão ficar conversando durante uma hora com o público”, contou.

Segundo Afonso, os dias de Fliaraxá são de experiências intensas. “É uma imersão no mundo da cultura. Isso faz com que a pessoa que tope isso, saia de lá transformada.”

Importância da cultura

A entrevista também abordou o tema economia criativa e a força que a cultura tem dentro dessa indústria. Para Afonso Borges, a saída para Minas Gerais está na cultura, no turismo e no patrimônio histórico. “Temos que nos apoiar nesses recursos que os eventos trazem para Minas Gerais”.

Confira aqui a entrevista completa:

 

[fbcomments]