Notícias

Afonso Borges fala sobre a curadoria do Fliaraxá 2019

12 de junho de 2019

“Normalmente o trabalho do curador é feito de forma solitária e eu não gosto disso”. A afirmação do curador e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, resume o que foi uma constante na elaboração da edição 2019. Colaboração, troca fizeram parte do processo. Justamente por não gostar da solidão do curador, Afonso se cercou de pessoas que admira. Quem divide a curadoria com ele é Heloisa Starling, Sérgio Abranches, Leo Cunha na programação infantil e Márcia Tiburi.

Márcia Tiburi está fora do Brasil, contudo fez um trabalho mais voltado para questões femininas e feministas. Já Heloísa Starling e Sérgio Abranches “desenvolveram um trabalho mais abrangente do que simplesmente curadoria porque conseguimos não só definir o tema, Literatura, Leitura e Imaginação, como fazer dele uma série de gêneros que são explorados no Fliaraxá”, explica Afonso Borges.

De acordo com o idealizador do evento, durante todo o tempo de planejamento da curadoria desta edição do Fliaraxá a organização foi dividida. Desse modo, a vontade que prevaleceu foi sempre a do bom senso.

Heloisa Starling é historiadora, escritora e cientista política; Sérgio Abranches é sociólogo, cientista político e escritor; Márcia Tiburi é filósofa, artista plástica , professora escritor e política; e Leo Cunha é escritor de literatura infantil e juvenil, tradutor e jornalista.

O Fliaraxá de 2019 vai contar com quase 60 convidados para falar sobre assuntos específicos. Ainda segundo Afonso Borges, este foi o festival mais sintonizado quando se fala em trabalho em conjunto. “Eu estou falando apenas da curadoria e da importância em se dividir o trabalho. é gratificante”, conclui.

Fliaraxá 2019

No feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, o Festival leva para Araxá programação gratuita. Tem debates, lançamentos de livros, palestras, música e gastronomia.

Dessa maneira, o tema do Fliaraxá é “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá onde mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura.

 

[fbcomments]