Notícias

11 mesas de debates discutem “O amor, a leitura e as diferenças”

31 de agosto de 2016

Nesta quinta edição do Fliaraxá, cerca de 70 autores compõem a programação, em mais de 50 encontros e debates. As mesas seguem o tema do Festival, trazendo também assuntos pertinentes à especialidade dos escritores convidados. Dentre os destaques da programação estão:

1. Luiz Ruffato e João Paulo Cuenca que se unem para falar do tema “Cinema e literatura”, trazendo à tona suas experiências em ter seus livros adaptados para as telonas.

2. O rapper e ativista social MV Bill se junta ao jornalista Sérgio Abranches para falarem sobre “O amor, a literatura e a música como transformadores sociais”.

3. Frei Betto e Vladimir Safatle falam na mesa “Da felicidade e dos afetos”, discutindo como a vida social e política influenciam na sociedade.

4. Laurentino Gomes e Sérgio Rodrigues falam sobre “O amor na história e na literatura”. Os curadores de três festivais literários Afonso Borges – Fliaraxá, Paulo Wernek (Flip) e o português José Pinho (Folio – de Portugal), se unem para debater o tema “Curadoria, gestão cultural e experiências”.

5. Dois poetas que vivenciaram o movimento da poesia marginal dos anos 70 à poesia periférica e dos saraus dos últimos 15 anos, Francisco Alvim e Sérgio Vaz, fazem a “Conversa sobre poesia”.

6. A poesia ganha mais um destaque na mesa “Poesia e amor na Literatura”, com Zack Magiazi e Marco Haurélio.

7. Mirian Leitão senta-se com a portuguesa Tatiana Salem Levy para uma conversa sobre “O tempo na literatura”.

8. Mario Sérgio Cortella e Leonardo Boff, em separado, falam sobre o tema do Fliaraxá.  Assim como o italiano Roberto Parmeggianni, que trabalha com crianças e adultos com deficiência, realizando oficinas e projetos de formação para inclusão e fará a palestra de abertura do Festival e, em outro momento, junta-se à secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, para falar sobre “A inclusão nas escolas”.

9. A mesa do homenageado, com Milton Hatoum e o jornalista Ascânio Seleme, também abordará o tema do V Fliaraxá. O norte-americano, Willian C. Gordan, autor de obras policiais, junta-se a Leila Ferreira e fala sobre “Amor e morte na literatura”.

10. Nelson Motta e Marcia Tiburi falam sobre “A Música, o Amor e a Filosofia”, em especial na música e sob o olhar filosófico.

11. Clóvis de Barros Filho exporá sobre o tema de seu novo livro “Felicidade ou morte”.

Quer conferir os dias e horários de cada debate? Clique aqui e informe-se.

[fbcomments]