Quarta-feira, 19 de junho

09h ao 12h – Visitação Escolar

13h às 16h – Visitação Escolar

 

18h – Mostra de cinema

Filme: Azyllo muito louco

Diretor: Nelson Pereira dos Santos

Ano: 1970

Duração: 1h19m

Sinopse: A história é uma adaptação do conto O Alienista, de Machado de Assis. O padre Simão chega a Paraty e funda um hospício para cuidar dos loucos da cidade. Mais tarde, chega à conclusão de que os internos estão sãos e as pessoas consideradas sadias é que deveriam ser consideradas loucas. Assim como no conto de Machado, o filme faz uma sátira da psiquiatria, mas também apresenta uma crítica velada ao regime militar instaurado no Brasil após o golpe de 1964.

Quinta-feira, 20 de junho 

10h – Mostra de Cinema
Filme: O espelho
Diretor: Rodrigo Lima
Ano: 2015
Duração: 1h4m
Sinopse: Um homem é enfeitiçado por uma figura misteriosa em forma de uma bela mulher, que emerge das margens do lago que fica em sua casa de campo.  O Espelho é uma recriação do conto homônimo do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908).

17h – Mostra de Cinema
Filme: Brás Cubas
Diretor: Júlio Bressane
Ano: 1985
Duração: 93 minutos
Sinopse: Irreverente adaptação da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. Um homem morto fala sobre sua vida amorosa e aventuras; do além túmulo faz uma reflexão sobre sua jornada terrena. As memórias póstumas formam um mosaico da sociedade brasileira e carente de razão humana, da qual Brás Cubas foi um expoente.

Sexta-feira, 21 de junho

11h – Oficina de desenho Bichos e Bichoutros, com Gisela Castro Alves

12h – Roda de conversa: Quem é o Leitor no Brasil? Schneider Carpeggiani, Lucas Guimaraens e Paulo Werneck

17h30 – Sarau de poesias com Rafael Cavalcanti, Wally Wilde, Zack Magiezi, Paula Vaz, Ricardo Brasileiro, Imaculada Teixeira.

19h – Mostra de Cinema
Filme: A Causa Secreta
Diretor: Sérgio Bianchi
Ano: 1994
Duração: 93 minutos
Sinopse: Grupo teatral que monta peça faz, como laboratório, pesquisa sobre a miséria no país. Nas filas do INPS, hospitais públicos e nas próprias ruas, eles encontram um sentimento cada vez mais indiferente à dor e à humilhação dos marginalizados. Baseado livremente em conto de Machado de Assis.

Sábado, 22 de junho

13h – Roda de conversa: Meio ambiente e literatura – Sérgio Abranches e Leo Cunha

14h30 – Sarau: Clarice Sabino, Alícia Maria, Nathália Menhem, Glaura Santos, Isabelle Scalambrini, Mônica Mendes

18h – Mostra de Cinema
Filme: A Erva do Rato
Diretor: Júlio Bressane
Ano: 2008
Duração: 83 minutos
Sinopse: Livremente inspirado em “A Causa Secreta” e “Um Esqueleto”, de Machado de Assis, A Erva do Rato funde dois elementos dos contos: a relação do homem com a morte e a incompreensível relação que estabelece com os animais. Ele e Ela caminham por um cemitério à beira-mar. Os pronomes são seus nomes. Ela, professora, com o pai morto há apenas três dias, não tem mais ninguém no mundo. Diante de tal situação, Ele se propõe a cuidar d’Ela enquanto for vivo. Este é o início de uma estranha relação.

Domingo, 23 de junho

10h – Mostra de Cinema

Filme: A Missa do Galo
Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Ano: 1982
Duração: 24 minutos
Sinopse: Passado numa noite de Natal no Rio de Janeiro, no final do século XIX, o surgimento de uma platônica e não-consumada relação entre uma tia e seu sobrinho. Baseado no conto homônimo, do livro Páginas Recolhidas, de Machado de Assis.

 

14h – Mostra de Cinema

Filme: Quincas Borba
Diretor: Roberto Santos
Ano: 1987
Duração: 116 minutos
Sinopse: Quando o insano filósofo Quincas Borba morre, ele deixa seu cachorro (também chamado Quincas Borba) e sua fortuna para seu discípulo e amigo Pedro Rubião de Alvarenga. Rubião muda-se para São Paulo, onde conhece Sofia e seu ganancioso marido Cristiano Palha, os quais ele acredita serem seus amigos. Rubião tem uma queda por Sofia, que o manipula através de seu marido, dissipando sua herança.

 

Horário de funcionamento:

Dia 19, quarta-feira
09h ao 12h
13h às 16h
18h às 21h

Dia 20, quinta-feira e Dia 21, sexta-feira
09h às 13h
17h às 21h

Dia 22, sábado
12h às 21h

Dia 23, domingo
09h às 17h

 

 

Confira aqui a programação adulta

Confira aqui a programação infantojuvenil 

Confira aqui a programação com os autores de Araxá

Aproveite o Fliaraxá 2019