Luiz Humberto França é de Araxá, Minas Gerais, comunicólogo pela Universidade de Uberaba, com MBA pela Universidade de Franca e especialização em literatura pela Universidade do Livro, da UNESP e pela Escola do Livro, da CBL- Câmara Brasileira do Livro.
Estreou na literatura em 2015 com duas obras: Telejornalismo no Interior e Araxá 150 anos, todas pela Editora Gulliver. Com Telejornalismo no Interior, que está na segunda edição, fez palestras em sete universidades do interior de Minas e participou de feiras literárias em Araxá. Brasília e Divinópolis.
Tem 30 anos de jornalismo, com atuação em impressos, revistas, assessoria de comunicação, rádio e TV. Só em televisão foram 22 anos. Conquistou importantes prêmios entre eles: Melhores do Ano, pela Associação de Imprensa do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Prêmio Nacional Embratel, finalista na categoria cultura e ainda homenagem da Câmara de Vereadores de Araxá com a medalha Dom José Gaspar. Atualmente é apresentador do Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan Araxá.